Home | Projectos | Novo quebra-mar no Porto de Santander
Novo quebra-mar no Porto de Santander
17-08-2022
O Real Clube Marítimo de Santander (RCMS), como concessionário da lâmina de água desde 2019, inaugurou o novo quebra-mar de concreto de 65 metros de comprimento no cais de Molnedo, em Puerto Chico, Santander (Espanha). Este novo quebra-mar substitui o anterior, que já se encontrava em avançado estado de degradação e comprometia a segurança das embarcações, impossibilitando a sua função de atenuador.
A Almarin coube aconselhar o clube sobre a melhor solução para aquela zona exposta, com ondas extremas e vento de sul, e posteriormente, juntamente com o seu sócio Lindley Marinas, procedeu ao fabrico, fornecimento e instalação dos equipamentos flutuantes. A solução definitiva é um quebra-mar em forma de L, composto por três módulos de 15 metros de comprimento e 4 metros de largura, além do módulo perpendicular de 20 metros de comprimento e 5 metros de largura.
A Almarin propôs melhorias para a nova infraestrutura: uma maior largura do módulo de 20 metros de comprimento (5 metros em vez de 4 metros), tendo assim uma maior deslocação, posicionada transversalmente às ondas - com a consequente redução desta - e, em última análise, melhorando o desempenho da infraestrutura; bem como um módulo L ligeiramente mais curto para facilitar a navegação na área mais profunda.