Home | Projectos | Nova base naval em Soyo, Angola
Nova base naval em Soyo, Angola
12-09-2023
O Governo de Angola, através do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, construiu a nova Base Naval em Soyo, na entrada do canal de Soyo, perto da foz do Rio Congo. A base foi inaugurada em 10 de julho pelo Presidente de Angola, João Lourenço. O objetivo principal dessa base é fornecer segurança marítima à Região Norte de Angola. A empresa Lindley, subcontratada pela construtora Mota-Engil, forneceu e supervisionou a instalação de pontões flutuantes e ajudas à navegação marítima.
A Lindley foi responsável pela infraestrutura flutuante, que inclui um pontão flutuante de concreto com 115 metros de comprimento e duas passarelas de acesso. Além disso, inclui acessórios como torres de serviço e escadas de segurança. Essa infraestrutura flutuante é ancorada por estacas e segue o modelo de pontão de flutuação contínua (PFC), com largura de 4 metros e altura de 1 metro, adequado para acomodar embarcações de pequeno porte e patrulheiros.
Quanto à sinalização marítima, a Lindley forneceu um sistema de balizamento marítimo para o canal, composto por 15 boias Balizamar EVO B1600S, cada uma equipada com lanternas marinhas com GPS e monitoramento via satélite. O sistema também inclui quatro postes de sinalização com suas respectivas lanternas. Destaca-se que um dos postes possui uma potente lanterna de setores de três canhões, montada em um poste de 12 metros de altura, garantindo o acesso inicial ao canal.
A construção da base começou em março de 2021 e, durante esses anos, várias obras foram realizadas, incluindo dragagem, construção de infraestrutura flutuante (pontões, rampa de desembarque e plataforma para o travelift, entre outros), bem como prédios operacionais e de comando, áreas de serviços administrativos, reservatórios de água, acomodações para marinheiros e oficiais de alta patente, e outros serviços.