Home | Notícias | A Direcção Geral Marítima da Colômbia investe no balizamento das ilhas de San Andrés e Providencia
A Direcção Geral Marítima da Colômbia investe no balizamento das ilhas de San Andrés e Providencia
30-10-2014
A Direcção Geral Marítima da Colômbia (DIMAR) dá continuidade à renovação dobalizamento da Colômbia com a instalação de novas bóias de ajudas à navegação para as ilhas de San Andrés e Providencia que, segundo fontes locais, “é um investimento com impacto decisivo no futuro do desenvolvimento económico e marítimo do Caribe colombiano”.
A Almarin fabricou e forneceu mais de trinta bóias, entre as quais vinte bóias laterais,uma bóia de águas seguras e uma bóia de perigo isolado no canal de acesso ao porto da ilha de San Andrés, assim como oito bóias laterais e uma bóia de águas seguras no canal de acesso ao porto da ilha de Providencia.
As bóias, que fazem parte da gama Guia W, destacam-se pelo seu flutuador comespuma de polietileno de célula fechada e pela sua torre em aço inoxidável. A torre W oferece uma série de vantagens: maior visibilidade diurna, maior resistência e segurança para o técnico que trabalha a bordo da bóia, assim como uma vida útil mais prolongada e manutenção mínima.
As bóias foram fornecidas com lanternas autónomas Led Kit 3C com capacidade detelemetria via satélite. Para a DIMAR esta capacidade de monitorizar a posição e o estado das bóias, em qualquer ponto do pais sem depender de infraestructura terrestre, representa uma grande vantagem operacional. Várias vezes por dia as bóias emitem um aviso sobre o seu estado reportando, caso exista, qualquer incidência aos responsáveis do porto através de comunicado via email. especialistas locais Iner Consultores e o apoio da Cenacol, encarregado da instalação. Em 2013 a DIMAR iniciou o seu processo de modernização das ajudas à navegação com mais de cem bóias para os seus portos de Buenaventura e Cartagena, também fornecidas pela Almarin.